• hpb Hospital de Praia Brava
  • cmm Centro Médico de Mambucaba
  • amir Ambulatório Médico de Itaorna
  • cmri Centro Médico das Radiações Ionizantes
example Banner

Notícias

voltar a notícias

Ministério da Saúde está divulgando em seu site estudos desenvolvidos pela FEAM

15 de Agosto de 2012/CIRA

O Ministério da Saúde está disponibilizando o acesso em sua página mo Portal Brasil, no link Vigifis (Vigilância em fatores Físicos) http://189.28.128.179:8080/pisast/saude-ambiental/vigidesastres/vigifis, os dois últimos trabalhos publicados pela Fundação Eletronuclear de Assistência Médica, através de seu Centro de Estudos em Radioepidemiologia (CIRA), a saber: o “Manual de Emergências Radiológicas” e o “Estudo da Mortalidade da População Circunvizinha à Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto”.  Segundo Guilherme Franco Netto, Diretor do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (DSAST), ligado ao Ministério da Saúde, a divulgação do manual se deu por ser ele o primeiro em língua portuguesa desenvolvido para os profissionais de saúde sob essa temática, por isso a sua plena divulgação é fundamental para a multiplicação das práticas e estratégias ali propostas. “Do ponto de vista da capacitação em saúde, para a qual o Ministério da Saúde tem envidado esforços, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (DSAST) da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), a publicidade do manual é uma importante contribuição para o preparo médico para a resposta em emergências radiológicas”, considerou.

Quanto ao estudo da Mortalidade da População Circunvizinha à Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, de acordo com Guilherme Franco Netto, por se tratar de um estudo epidemiológico de relevância, é imprescindível a sua divulgação para que os profissionais de saúde e pesquisadores tenham acesso aos resultados do trabalho buscando propiciar o estímulo necessário para que outros estudos sejam desenvolvidos.

Vídeo do ministério sobre o último exercício geral do plano de emergência também tem a participação da FEAM

Durante o último Exercício Geral do Plano de Emergência, que aconteceu no final de agosto do ano passado, o Ministério da Saúde realizou a produção de um vídeo em que autoridades de diversos órgãos envolvidos no treinamento foram ouvidas. Entre as instituições está a FEAM, que foi representada por sua Diretora-superintendente, Dra. Teresa Leite. O vídeo, de cerca de 15 minutos, ainda reúne autoridades da Defesa Civil Estadual, da Eletronuclear, da Prefeitura de Angra e próprio ministro da Saúde, Alexandre Padilha. O vídeo pode ser visto no link a seguir: http://www.youtube.com/watch?v=kIxxlwmZDM8&feature=youtu.be

Notícias mais lidasnotícias mais lidas


Janeiro Branco 23 de Janeiro de 2024/HPB

Aproveite o primeiro mês do ano para  pensar em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de ex...


Marcação de Consultas Marcação de Consultas Fale Conosco Fale Conosco