carta
  • hpb Hospital de Praia Brava
  • cmm Centro Médico de Mambucaba
  • amir Ambulatório Médico de Itaorna
  • cmri Centro Médico das Radiações Ionizantes
  • cira Centro de Informações sobre Radioepidemiologia
  • cmpm Centro Médico do Parque Mambucaba
example Banner

Notícias

voltar a notícias

Trabalho de excelência em atendimento a radioacidentados desenvolvido pela FEAM recebe o reconhecimento do Ministério da Saúde

O Secretário Nacional de Vigilância em Saúde, Gerson Pena, esteve na última semana visitando as dependências da Fundação Eletronuclear de Assistência Médica. O objetivo da visita, segundo informou o secretário, era conhecer de perto o trabalho desenvolvido pela FEAM no que diz respeito ao atendimento a radioacidentados. A visita foi iniciada no Centro de Medicina das Radiações Ionizantes (CMRI) que é uma estrutura hospitalar, situada na Vila Operária, equipada e preparada para prestar atendimento de emergência em caso de acidente envolvendo radiação. A visita do secretário Gerson Pena e sua comitiva continuou nas dependências do Hospital de Praia Brava, onde no auditório, a Diretora-Técnica da Fundação, Dra. Teresa Leite, pode explicar o passo a passo de todo o treinamento e capacitação das equipes que estão preparadas para o atendimento no caso de um acidente envolvendo radiação. Dra. Teresa destacou o nível de experiência de toda a equipe, que tem em sua composição pessoas que atenderam no acidente com o césio 137, em Goiânia, em 1987.  Os diversos cursos internacionais realizados na França, na Ucrânia, nos estados Unidos e no México, também foram citados pela médica como constatação de uma política séria de aglutinação de conhecimento em todos os níveis, o que vem transformando a FEAM em um centro mundial de resposta a acidentes envolvendo radiação.

“Eu fiquei muito impressionado com o trabalho de excelência que vem sendo desenvolvido aqui pela Fundação, que a meu ver não tem medido esforços para ser mesmo uma referência”, destacou o secretário Gerson Penna.

Parceria

Na comitiva do secretário também estava o assessor especial do Ministro da Saúde José Gomes Temporão, Guilherme Franco, que também se disse impressionado com a quantidade de saber científico acumulado pela FEAM, no que diz respeito ao atendimento a radioacidentados. Segundo Guilherme, o Ministério da Saúde vai passar a acompanhar mais de perto o trabalho da FEAM. “O nível de conhecimento dos profissionais aqui da Fundação e o trabalho por eles desenvolvidos é de extrema importância para o país e o Ministério da Saúde tem que estar participando desse trabalho mais de perto”, afirmou Guilherme Franco já estipulando para o início de 2009 a marcação de um encontro que vá definir de que forma o Ministério poderá estar mais presente e contribuindo para que o trabalho da FEAM continue acontecendo de forma cada vez mais qualificada. “Penso inclusive que o Ministério deve aportar recursos para ampliar ainda mais os trabalhos de capacitação e pesquisa que já vem sendo realizado de forma primorosa por toda essa equipe da Fundação.
A Diretora Técnica da FEAM, Dra. Teresa Leite contou que foi de grande importância a visita das autoridades do Ministério da Saúde. “A FEAM há quase seis anos vem trabalhando com a proposta de ser uma referência em atendimento a radioacidentados, algo que nós já alcançamos. Agora a manutenção dessa condição de qualificação depende mesmo de incentivos externos e que serão muito bem vindos, ainda mais sendo do Ministério da Saúde”, comentou Dra. Teresa. 

Da comitiva do secretário participaram ainda Sônia Brito, Coordenadora de Planejamento e Orçamento da Secretaria Nacional de Vigilância em Saúde e os membros da Fundação Oswaldo Cruz, Antônio Sérgio Almeida Fonseca, Arnaldo Levy Lassance e Tarcísio Cunha

Fundação Eletronuclear de Assistência Médica acaba de ser representada, no Exercício Geral de Emergência da Central Nuclear de Laguna Verde, situada na cidade de Veracruz, no México, que aconteceu nos últimos dias 9 e 10 de julho. Quem representou a FEAM no exercício foi o responsável técnico do CMRI (Centro de Medicina das Radiações Ionizantes), Dr. Alexandre Maurmo. Segundo Dr. Alexandre, a possibilidade de a Fundação fazer parte da comissão brasileira enviada ao exercício do México foi conquistada a partir da concretização de quatro missões estipuladas pela diretoria da FEAM em 2003, para o setor de atendimento a radioacidentados. Entre essas missões estavam a de tornar a FEAM uma instituição visível, capacitada e atuante como centro de respostas às emergências radiológicas e fazer com que ela fosse reconhecida como instituição associada ao IRD (Instituto de Radioproteção e Dosimetria), que é o Centro Colaborador brasileiro da OMS (Organização Mundial de Saúde). Essa condição tornou também a FEAM uma instituição associada ao REMPAN (Radiation Emergency Medical Preparedness Assistence Network), que é uma estrutura da OMS preparada para dar suporte ao atendimento médico durante emergências radiológicas nucleares em todo o mundo.
Participaram do exercício no México mais de 60 Estados-membros da AIEA e outras 10 organizações internacionais.

O próximo compromisso internacional da FEAM acontece na Argentina

O médico Alexandre Maurmo e a Diretora-Técnica Dra. Teresa Leite foram convidados para participar na Argentina, em outubro, do 11º Encontro do REMPAN. Dra. Teresa inclusive, esteve, no mês de agosto, participando também, em Brasília, do curso sobre Administração de Desastres que está sendo ministrado pela OPAS (Organização
Pan-americana de Saúde).
Dra. Teresa conta que foi em 2004 que a FEAM iniciou o seu ciclo de participações em encontros internacionais no setor de proteção radiológica. “Naquele ano, participamos do Exercício Geral da França, como observadores. Em 2006 fomos à Ucrânia e em 2007 Estados Unidos. As experiências compartilhadas em todos esses encontros nos capacitam e contribuem para uma contínua especialização de toda a equipe de atendimento a radioacidentados do CMRI”, concluiu a diretora.

Notícias mais lidasnotícias mais lidas


21 de Julho de 2017/HPB

No dia 31 de maio, aconteceu a cerimônia de posse do novo Diretor Técnico da Feam, Dr. Adilson Bernardo. Na Ocasião, estiveram p...


Emergência Referenciada 25 de Julho de 2017/HPB

Marcação de Consultas Marcação de Consultas Fale Conosco Fale Conosco