• hpb Hospital de Praia Brava
  • cmm Centro Médico de Mambucaba
  • amir Ambulatório Médico de Itaorna
  • cmri Centro Médico das Radiações Ionizantes
example Banner

Notícias

voltar a notícias

Lançamento de manual da FEAM reúne importantes autoridades do setor nuclear no Clube de Engenharia do Rio de Janeiro

O lançamento do Manual de Ações Médicas em Emergências Radiológicas da Fundação Eletronuclear Assistência Médica, no último dia 19, no Clube de Engenharia no Rio de Janeiro, reuniu dezenas de autoridades do setor nuclear do Brasil. Todas fizeram questão de destacar a importância do livro, que é o primeiro com este conteúdo lançado no país.

Segundo Rex Nazaré Alves, que hoje integra a equipe da Faperj (Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro), e que coordenou as operações de atendimento às vítimas do acidente de Goiânia em 1987: “o manual é a pedra fundamental para a construção de um arcabouço indispensável no setor nuclear brasileiro”.
Consideração similar à Dr. Nelson Valverde, um dos autores do manual, que também participou do atendimento às vítimas com césio 137 em Goiânia, e que hoje além de consultor da FEAM é também colaborador da Organização Mundial de Saúde em emergências radiológicas.
Em seu discurso Dr. Nelson não deixou de lembrar desse acidente, discorreu sobre as questões relativas ao terrorismo, destacando o foco mundial que será o Brasil em eventos importantes como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, e a necessidade de os especialistas médicos estarem treinados para lidar com possíveis atos provocados por extremistas.
Assim como Dr. Nelson, também os outros dois organizadores autores do Manual, Dra. Teresa Leite e Dr. Alexandre Maurmo falaram sobre o trabalho. Destacando sua importância e a complexidade de sua elaboração. Todos fizeram questão de ressaltar a participação dos técnicos de saúde da FEAM, que direta ou indiretamente foram fundamentais para a elaboração do conjunto das informações contidas no manual.
Participaram ainda do lançamento, os diretores da FEAM Dr. Carlos Vasconcellos e Dr. Jorge Hadlich, Dr. Tarcísio Cunha, subsecretário de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde, Dr. Bernardo Griner, da Fundação Getúlio Vargas, Dr. Marcos Nogueira e Dra. Maria Cristina Lourenço da CNEN, Dr. Luiz Conti e Dr. Raul Santos do IRD, a Comandante Eliana Mussio, do ARAMAR, o  Dr. Antônio Miller, Presidente da Abdan (Associação Brasileira para Desenvolvimento das Atividades Nucleares), Dr. Manoel Lapa e Silva, vice-presidente do Clube de Engenharia do Rio de Janeiro, o Cônsul Geral da Alemanha no Brasil, Dr. Michael Worbs, Dr. Leonan Guimarães e Dr. Paulo Gonçalves da Eletronuclear, além do Dr. Pérsio Jordani, Diretor de Planejamento Gestão e Meio Ambiente também da Eletronuclear, que representou o Presidente da empresa, Dr. Othon Luiz Pinheiro da Silva, entre outras autoridades. 

Manual de Ações Médicas em Emergências Radiológicas

O manual produzido pela FEAM com apoio total da Eletronuclear, tem 108 páginas que abordam entre outros assuntos: os conceitos básicos sobre radioatividade, as aplicações das radiações ionizantes, as emergências radiológicas e os modos de exposição às radiações ionizantes e suas possíveis consequências, o planejamento da resposta médica em emergências radiológicas, terrorismo e atos criminosos com material radioativo, além de todas as referências bibliográficas.
O Manual também foi lançado em Angra dos Reis, na última quarta-feira, 26 de janeiro, no Espaço Cultural da Eletronuclear, no Centro da cidade. Também em Angra diversas autoridades prestigiaram o lançamento do manual. Entres elas, o Coronel Edson Silva, da reserva do Corpo de Bombeiros e que comandou as ações da Defesa Civil no acidente de Goiânia, também os comandantes das corporações dos Bombeiros de Angra e de Pratay, Coronel Pontes e Major Carlos Rocha respectivamente, o senhor Nilson Camilo, representantes da Associação dos funcionários da FEAM, o vereador Dr. Ilson Peixoto e o Dr. Marcos Melo, Superintendente de Angra 1, entre outros.

Notícias mais lidasnotícias mais lidas


Janeiro Branco 23 de Janeiro de 2024/HPB

Aproveite o primeiro mês do ano para  pensar em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de ex...


Marcação de Consultas Marcação de Consultas Fale Conosco Fale Conosco