carta
  • hpb Hospital de Praia Brava
  • cmm Centro Médico de Mambucaba
  • amir Ambulatório Médico de Itaorna
  • cmri Centro Médico das Radiações Ionizantes
  • cira Centro de Informações sobre Radioepidemiologia
  • cmpm Centro Médico do Parque Mambucaba
example Banner

Notícias

voltar a notícias

Fundação realiza curso básico de atendimento a acidentes radionucleares

No último fim de semana aconteceu o Curso Básico das Ações de Resposta da área de Saúde aos Acidentes Radionucleares, promovido pela Fundação Eletronuclear de Assistência Médica. O evento contou com a participação de oficiais do Corpo de Bombeiros, da Marinha do Brasil, de representantes da FUSAR (Fundação de Saúde de Angra dos Reis), de técnicos da Eletronuclear, da FEAM e do Ministério da Ciência e Tecnologia.

A mesa de abertura do curso foi coordenada pelo Diretor-Superintendente da FEAM, Dr. Carlos Vasconcellos, pelo Superintendente da Eletronuclear, João Carlos da Cunha Bastos e pelo Assessor do SIPRON (Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro) Cel. Saul Zardo Filho.

Em seu discurso, Coronel Zardo destacou a importância da Fundação Eletronuclear de Assistência Médica para o país, devido ao grande conhecimento que ela dispõe na área do atendimento a radioacidentados. Segundo ele, o Ministério da Ciência e Tecnologia tem plena consciência do papel da FEAM, como instituição que tem grande importância no setor médico-nuclear.

Durante o curso, que contou com aula prática no CMRI (Centro de Medicina das Radiações Ionizantes), os participantes assistiram a palestras sobre proteção radiológica, efeitos biológicos da radiação e o acidente radiológico de Goiânia, entre outros temas.