• hpb Hospital de Praia Brava
  • cmm Centro Médico de Mambucaba
  • amir Ambulatório Médico de Itaorna
  • cmri Centro Médico das Radiações Ionizantes
example Banner

Notícias

voltar a notícias

FEAM participa do exercício geral das usinas nucleares do México

A Fundação Eletronuclear de Assistência Médica acaba de ser representada, no Exercício Geral de Emergência da Central Nuclear de Laguna Verde, situada na cidade de Veracruz, no México, que aconteceu nos últimos dias 9 e 10 de julho. Quem representou a FEAM no exercício foi o responsável técnico do CMRI (Centro de Medicina das Radiações Ionizantes), Dr. Alexandre Maurmo. Segundo Dr. Alexandre, a possibilidade de a Fundação fazer parte da comissão brasileira enviada ao exercício do México foi conquistada a partir da concretização de quatro missões estipuladas pela diretoria da FEAM em 2003, para o setor de atendimento a radioacidentados. Entre essas missões estavam a de tornar a FEAM uma instituição visível, capacitada e atuante como centro de respostas às emergências radiológicas e fazer com que ela fosse reconhecida como instituição associada ao IRD (Instituto de Radioproteção e Dosimetria), que é o Centro Colaborador brasileiro da OMS (Organização Mundial de Saúde). Essa condição tornou também a FEAM uma instituição associada ao REMPAN (Radiation Emergency Medical Preparedness Assistence Network), que é uma estrutura da OMS preparada para dar suporte ao atendimento médico durante emergências radiológicas nucleares em todo o mundo.

Participaram do exercício no México mais de 60 Estados-membros da AIEA e outras 10 organizações internacionais.

O próximo compromisso internacional da FEAM acontece na Argentina

O médico Alexandre Maurmo e a Diretora-Técnica Dra. Teresa Leite foram convidados para participar na Argentina, em outubro, do 11º Encontro do REMPAN. Dra. Teresa inclusive, esteve, no mês de agosto, participando também, em Brasília, do curso sobre Administração de Desastres que está sendo ministrado pela OPAS (Organização
Pan-americana de Saúde).
Dra. Teresa conta que foi em 2004 que a FEAM iniciou o seu ciclo de participações em encontros internacionais no setor de proteção radiológica. “Naquele ano, participamos do Exercício Geral da França, como observadores. Em 2006 fomos à Ucrânia e em 2007 Estados Unidos. As experiências compartilhadas em todos esses encontros nos capacitam e contribuem para uma contínua especialização de toda a equipe de atendimento a radioacidentados do CMRI”, concluiu a diretora.

Notícias mais lidasnotícias mais lidas


Janeiro Branco 23 de Janeiro de 2024/HPB

Aproveite o primeiro mês do ano para  pensar em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de ex...


Marcação de Consultas Marcação de Consultas Fale Conosco Fale Conosco