• hpb Hospital de Praia Brava
  • cmm Centro Médico de Mambucaba
  • amir Ambulatório Médico de Itaorna
  • cmri Centro Médico das Radiações Ionizantes
example Banner

Notícias

voltar a notícias

Especialistas da FEAM vão a Goiânia conhecer o Centro de Registro de Câncer da base populacional do Estado

A Diretora-Técnica da FEAM, Dra. Teresa Leite e os médicos Alexandre Maurmo e Ilson Peixoto, que fazem parte da equipe do Centro de Informações em Câncer e Anomalias Congênitas da Fundação, estiveram nos últimos dias 30 e 31 de março em Goiânia com o objetivo de conhecer de perto os trabalhos, desenvolvidos naquele Estado, sobre informações dos casos de câncer em sua população.

Segundo Dra. Teresa, Goiânia foi escolhida para a visita por ser a capital que tem um Centro de Registro de Câncer com dados muito completos e também por toda a experiência que eles dispõe no acompanhamento vítimas de radiação ionizante, devido ao acidente com o césio 137, ocorrido lá em 1987.

Em Goiás os especialistas da FEAM foram recebidos pela Secretária Estadual de Saúde – Dra. Irani Ribeiro de Moura, pelo Superintendente da SULEIDE (Superintendência Leide das Neves) – Dr. Zacharias Calil Hamu, por Odesson Alves Ferreira - Presidente da associação das Vitimas com Césio 137, além de médicos e demais profissionais que atuam nessa unidade. Lá a equipe da FEAM ainda pode conhecer as normas e rotinas do acompanhamento, os problemas advindos desse acompanhamento e a situação do Acervo do acidente de Goiânia tanto em papel como em imagens.

Segundo Dra. Teresa Leite, poder conhecer outros centros de registros e toda a metodologia utilizada por eles é muito importante para o trabalho que começa a ser desenvolvido pela Fundação.

“O nosso objetivo é fazer do CICAC da FEAM uma referência nacional em acompanhamento de casos de câncer e anomalias congênitas e, para isso, visitas como essa que fizemos a Goiânia são fundamentais”, informou.

Notícias mais lidasnotícias mais lidas


AGOSTO DOURADO - Mês do Aleitamento Materno no Brasil 01 de Agosto de 2023/HPB

O mês de agosto é conhecido como Agosto Dourado por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação – a cor d...


Janeiro Branco 23 de Janeiro de 2024/HPB

Aproveite o primeiro mês do ano para  pensar em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de ex...


Marcação de Consultas Marcação de Consultas Fale Conosco Fale Conosco