carta
  • hpb Hospital de Praia Brava
  • cmm Centro Médico de Mambucaba
  • amir Ambulatório Médico de Itaorna
  • cmri Centro Médico das Radiações Ionizantes
example Banner

Notícias

voltar a notícias

Especialistas da FEAM vão a Goiânia conhecer o Centro de Registro de Câncer da base populacional do Estado

A Diretora-Técnica da FEAM, Dra. Teresa Leite e os médicos Alexandre Maurmo e Ilson Peixoto, que fazem parte da equipe do Centro de Informações em Câncer e Anomalias Congênitas da Fundação, estiveram nos últimos dias 30 e 31 de março em Goiânia com o objetivo de conhecer de perto os trabalhos, desenvolvidos naquele Estado, sobre informações dos casos de câncer em sua população.

Segundo Dra. Teresa, Goiânia foi escolhida para a visita por ser a capital que tem um Centro de Registro de Câncer com dados muito completos e também por toda a experiência que eles dispõe no acompanhamento vítimas de radiação ionizante, devido ao acidente com o césio 137, ocorrido lá em 1987.

Em Goiás os especialistas da FEAM foram recebidos pela Secretária Estadual de Saúde – Dra. Irani Ribeiro de Moura, pelo Superintendente da SULEIDE (Superintendência Leide das Neves) – Dr. Zacharias Calil Hamu, por Odesson Alves Ferreira - Presidente da associação das Vitimas com Césio 137, além de médicos e demais profissionais que atuam nessa unidade. Lá a equipe da FEAM ainda pode conhecer as normas e rotinas do acompanhamento, os problemas advindos desse acompanhamento e a situação do Acervo do acidente de Goiânia tanto em papel como em imagens.

Segundo Dra. Teresa Leite, poder conhecer outros centros de registros e toda a metodologia utilizada por eles é muito importante para o trabalho que começa a ser desenvolvido pela Fundação.

“O nosso objetivo é fazer do CICAC da FEAM uma referência nacional em acompanhamento de casos de câncer e anomalias congênitas e, para isso, visitas como essa que fizemos a Goiânia são fundamentais”, informou.

Notícias mais lidasnotícias mais lidas


Retomada das visitas no Hospital de Praia Brava 20 de Setembro de 2021/HPB

Está liberada, de forma parcial, a visitação aos pacientes internados no Hospital de Praia Brava (HPB). A programaç&atil...


27/09: Dia Nacional da Doação de Órgãos 27 de Setembro de 2021/HPB

Pensar no próximo quando se perde um ente querido é um ato de amor. A sensibilidade pela dor alheia num momento tão delicado &e...


Outubro Rosa: 30 consultas gratuitas para as mulheres 07 de Outubro de 2021/HPB

Neste mês dedicado à saúde da mulher, em especial à prevenção ao câncer de mama, a Feam disponibiliza...

Marcação de Consultas Marcação de Consultas Fale Conosco Fale Conosco