• hpb Hospital de Praia Brava
  • cmm Centro Médico de Mambucaba
  • amir Ambulatório Médico de Itaorna
  • cmri Centro Médico das Radiações Ionizantes
example Banner

Notícias

voltar a notícias

Como prevenir acidentes de trabalho

05 de Abril de 2022/HPB

É preciso levar em consideração que muitas ações desenvolvidas no trabalho podem colocar nossa saúde em risco, caso não tomemos os cuidados necessários com a segurança de cada operação. Por isso, ter conhecimento do plano de tarefas a ser realizado é fundamental para entender as precauções que devem ser tomadas. Veja algumas a seguir:

 

Respeito às normas regulamentadoras: são conjuntos de procedimentos que dizem respeito à segurança e medicina do trabalho, que possuem justamente o objetivo de prevenir acidentes. Um bom exemplo é a NR 32, que estabelece medidas de proteção à saúde e segurança dos trabalhadores. Conhecê-las bem e colocar em prática suas diretrizes é fundamental.

 

Treinamento: Através do treinamento, o trabalhador aprende a adotar uma cultura prevencionista no dia a dia, refletindo e analisando cada etapa a ser cumprida durante o processo. Por exemplo, ele irá verificar e prever todos os riscos oferecidos pela tarefa; utilizar os equipamentos de segurança individual e coletivo; ponderar se o trabalho é seguro antes de executá-lo e considerar que acidentes podem ocorrer com qualquer um e a qualquer momento.

 

Uso de equipamentos: Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) não podem ser ignorados ou utilizados de maneira inadequada e incompleta.

 

Todos os funcionários que participam dos procedimentos de saúde devem ter consciência das tarefas que estão sendo executadas, desde o acolhimento do paciente até o descarte e segregação de materiais e resíduos, para que ninguém seja colocado em risco, preservando a própria saúde e a integridade de todos que estão no entorno.

 

Notícias mais lidasnotícias mais lidas


Janeiro Branco 23 de Janeiro de 2024/HPB

Aproveite o primeiro mês do ano para  pensar em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de ex...


Marcação de Consultas Marcação de Consultas Fale Conosco Fale Conosco