carta
  • hpb Hospital de Praia Brava
  • cmm Centro Médico de Mambucaba
  • amir Ambulatório Médico de Itaorna
  • cmri Centro Médico das Radiações Ionizantes
example Banner

Notícias

voltar a notícias

1º de dezembro: Dia Mundial de Luta contra a Aids

01 de Dezembro de 2021/HPB

A Aids é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (da sigla em inglês HIV). Esse vírus, do tipo retrovírus, ataca o sistema imunológico, que é responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. O vírus é capaz de alterar o DNA dessa célula e fazer cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.

 

Transmissão

 

Os pacientes soropositivos podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho - durante a gravidez e a amamentação - , quando não tomam as devidas medidas de prevenção. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.

 

Tratamento

 

Todas as pessoas diagnosticadas com HIV têm direito a iniciar o tratamento com os medicamentos antirretrovirais, imediatamente, e, assim, poupar o seu sistema imunológico. Esses medicamentos (coquetel) impedem que o vírus se replique dentro das células T CD4+ e evitam, assim, que a imunidade caia e que a Aids se desenvolva.

 

Prevenção da Aids/HIV  e das Infecções Sexualmente Transmissíveis

 

O uso do preservativo (masculino ou feminino) em todas as relações sexuais (orais, anais e vaginais) é o método mais eficaz para evitar a transmissão das Infecções Sexualmente Transmissíveis, do HIV / AIDS e das hepatites virais B e C.

 

A prevenção combinada abrange o uso do preservativo masculino ou feminino, ações de prevenção, diagnóstico e tratamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis, testagem para HIV, sífilis e hepatites virais B e C, profilaxia pós-exposição ao HIV, imunização para HPV  e hepatite B, prevenção da transmissão vertical de HIV, sífilis e hepatite B, tratamento antirretroviral para todas as pessoas vivendo com HIV, redução de danos, entre outros.

 

Vale destacar que os medicamentos antirretrovirais estão disponíveis na rede pública de saúde, assim como as vacinas contra hepatite B.

 

Notícias mais lidasnotícias mais lidas


Janeiro Branco: mês dedicado à reflexão e ao planejamento 06 de Janeiro de 2022/HPB

Aproveite o primeiro mês do ano para  pensar em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de ex...


Angra inicia vacinação infantil contra a covid-19 19 de Janeiro de 2022/HPB

A vacinação contra a covid-19 nas crianças de 5 a 11 anos, residentes em Angra dos Reis, teve início nessa quarta-feira ...


Sobrecarga de demandas por conta da covid-19 e Influenza 21 de Janeiro de 2022/HPB

Nas últimas semanas, em virtude do aumento significativo dos casos de covid-19 e Influenza, o Hospital de Praia Brava passou a ter uma sobrec...

Marcação de Consultas Marcação de Consultas Fale Conosco Fale Conosco