Notícias
voltar a notíciasSaúde da Mulher
28 de Maio de 2021/HPB
A atenção periódica às consultas médicas e seus devidos tratamentos são fundamentais para manter a boa saúde das mulheres. Muitas podem desenvolver doenças hormonais e ginecológicas e, por isso, é fundamental manter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos regularmente e evitar o consumo de bebidas alcoólicas.
Os exames mais importantes são os relacionados ao rastreamento de patologias malignas frequentes nas mulheres, tais como, o câncer de colo de útero e o câncer de mama. Para a realização do diagnóstico dessas doenças, são realizados o exame citopatológico (preventivo) do colo do útero e a mamografia.
Morte materna
A Organização Mundial de Saúde (OMS) define a morte materna como decorrente de problemas ligados à gravidez ou por ela agravados, ocorridos no período da gestação ou até 42 dias após o parto.
A data é importante para lembrar que ainda é grande o número de mulheres que morrem por problemas ocorridos durante a gravidez, o parto e o pós-parto, especialmente por complicações de um aborto inseguro. Entre as causas mais freqüentes de morte materna estão as doenças hipertensivas da gravidez, hemorragias, infecções puerperais e aborto.
O quadro de mortalidade materna passou a preocupar ainda mais os especialistas diante do agravamento da pandemia da covid-19 e a ameaça que a doença pode oferecer para as mulheres em fase gestacional.
notícias mais lidas
Os pacientes que necessitem de atendimento para doenças relacionadas aos olhos ou correções da visão podem se consultar ...
A Fundação Eletronuclear de Assistência Médica (Feam) recebeu, na tarde da última segunda-feira (02/05), uma Mo&cc...
Na manhã de hoje (13), o Hospital de Praia Brava recebeu a visita do deputado federal Aureo Ribeiro. O parlamentar - que veio acompanhado pel...