carta
  • hpb Hospital de Praia Brava
  • cmm Centro Médico de Mambucaba
  • amir Ambulatório Médico de Itaorna
  • cmri Centro Médico das Radiações Ionizantes
example Banner

Notícias

voltar a notícias

11 de março de 2021: Dia Mundial do Rim

11 de Março de 2021/HPB

O tema do Dia Mundial do Rim em 2021 é “Vivendo bem com a doença renal”. O objetivo é o de conscientizar e orientar o paciente com Doença Renal Crônica (DRC) quanto aos próprios sintomas, para que possa participar, de forma mais efetiva, na rotina da vida cotidiana. Embora medidas eficazes de prevenção e progressão da DRC sejam importantes, os pacientes com doença renal – incluindo aqueles que dependem de diálise, e os transplantados renais – devem sentir-se apoiados, junto aos seus familiares e acompanhantes, especialmente durante pandemias e outros períodos críticos. A inclusão dos pacientes com DRC na vida cotidiana é o foco principal desta campanha, tendo como objetivo final, o de viver bem com a doença renal.

 

Sobre a Doença Renal Crônica

 

A Doença Renal Crônica (DRC) se caracteriza por lesão nos rins que se mantém por três meses ou mais, com diversas consequências, pois os rins têm muitas funções, dentre elas: regular a pressão arterial, “filtrar” o sangue, eliminar as toxinas do corpo, controlar a quantidade de sal e água do organismo, produzir hormônios que evitam a anemia e as doenças ósseas, entre outras. Em geral, nos estágios iniciais, a DRC é silenciosa, ou seja, não há sintomas ou são poucos e inespecíficos.

 

Por isso, o diagnóstico pode ocorrer tardiamente, quando o funcionamento dos rins já está bastante comprometido, muitas vezes em estágio muito avançado, quando é necessário tratamento de diálise ou transplante renal. Assim, são fundamentais a prevenção e o diagnóstico precoce da doença, com exames de baixo custo, como a creatinina no sangue e o exame de urina simples.

 

O médico nefrologista Carlos Henrique Miranda, intensivista da UTI do Hospital de Praia Brava, ressalta que, para impedir o agravamento de doenças renais, é fundamental evitar o cigarro e excesso de bebidas alcoólicas, praticar exercícios físicos, manter uma alimentação saudável, com bom aporte de proteínas, e ingerir bastante líquido, principalmente água. “É necessário controlar o diabetes e a pressão arterial, ir ao médico periodicamente e fazer exames regulares. Tudo que é diagnosticado no início tem boas chances de ter uma evolução mais controlada”, completa o médico.

 

Notícias mais lidasnotícias mais lidas


Oftalmologia no Hospital de Praia Brava 28 de Abril de 2022/HPB

Os pacientes que necessitem de atendimento para doenças relacionadas aos olhos ou correções da visão podem se consultar ...


Homenagem à Feam na Câmara de Paraty 04 de Maio de 2022/HPB

A Fundação Eletronuclear de Assistência Médica (Feam) recebeu, na tarde da última segunda-feira (02/05), uma Mo&cc...


Deputado federal conhece de perto as instalações do Hospital de Praia Brava 13 de Maio de 2022/HPB

Na manhã de hoje (13), o Hospital de Praia Brava recebeu a visita do deputado federal Aureo Ribeiro. O parlamentar - que veio acompanhado pel...

Marcação de Consultas Marcação de Consultas Fale Conosco Fale Conosco