• hpb Hospital de Praia Brava
  • cmm Centro Médico de Mambucaba
  • amir Ambulatório Médico de Itaorna
  • cmri Centro Médico das Radiações Ionizantes
example Banner

Notícias

voltar a notícias

Fevereiro Roxo: mês de alerta e conscientização sobre o Lúpus, a Fibromialgia e o Alzheimer

01 de Fevereiro de 2021/HPB

Fevereiro é mês de ampliar o alerta sobre  o Lúpus, a Fibromialgia e o Alzheimer. O Fevereiro Roxo reforça a importância do diagnóstico precoce para se conseguir oferecer melhor qualidade de vida aos pacientes, já que a medicina ainda não encontrou uma cura para essas três doenças. O mês de conscientização, então, pretende levar informações a respeito delas, os sintomas e os tratamentos disponíveis.

 

Entenda um pouquinho mais sobre cada uma:

 

Lúpus

 

O nome científico é “Lúpus Eritematoso Sistêmico” (LES) e é considerado uma doença inflamatória autoimune que pode afetar diversos órgãos e tecidos do corpo, como a pele, as articulações, os rins e o cérebro.

Normalmente, a pessoa descobre que tem lúpus após ter uma crise desencadeada por algum desses gatilhos:

• A exposição à luz solar de forma inadequada e em horários inapropriados;

• Infecções, que podem iniciar o lúpus ou causar uma recaída da doença;

• O uso de alguns antibióticos, medicamentos usados para controle de convulsões e pressão alta.

 

Fibromialgia

 

A fibromialgia é uma doença reumatológica que acomete por volta de 3% da população brasileira, em sua maioria mulheres. A principal característica é uma dor muscular crônica e generalizada, acompanhada de sintomas como fadiga, alterações de sono, memória e humor.

 

Sabe-se que, sem tratamento, ela pode evoluir para incapacidade física e limitação funcional, complicações com bastante impacto sobre a qualidade de vida do paciente.

 

Ainda assim, com o tratamento adequado, que envolve tanto o uso de medicamentos quanto a prática de terapias, como fisioterapia e acupuntura, é possível que o paciente tenha uma grande melhora na qualidade de vida e possa viver normalmente.

 

Doença de Alzheimer

 

O Alzheimer é uma doença que provoca perda da capacidade cognitiva, memória e demência.

 

Atinge especialmente os idosos e, muitas vezes, pode ser confundida com sintomas normais da idade, sendo considerada, por essa razão, uma doença de difícil diagnóstico.

 

A doença de Alzheimer evolui lenta e gradualmente, afetando cada vez mais regiões do cérebro e trazendo mais prejuízos para a vida do paciente, que, nos estágios finais, pode precisar de assistência para realizar funções básicas, como tomar banho.

 

É fundamental manter hábitos de vida saudáveis, cuidar do corpo e da mente, a fim de amenizar os problemas que essas doenças provocam. Lembre-se: vá regularmente ao médico para realizar exames de rotina.

 

Notícias mais lidasnotícias mais lidas


Janeiro Branco 23 de Janeiro de 2024/HPB

Aproveite o primeiro mês do ano para  pensar em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de ex...


Marcação de Consultas Marcação de Consultas Fale Conosco Fale Conosco