carta
  • hpb Hospital de Praia Brava
  • cmm Centro Médico de Mambucaba
  • amir Ambulatório Médico de Itaorna
  • cmri Centro Médico das Radiações Ionizantes
example Banner

Notícias

voltar a notícias

14 a 21 de dezembro: Semana de Mobilização Nacional para a Doação de Medula Óssea

14 de Dezembro de 2020/HPB

É muito importante ser um doador porque o transplante de medula óssea pode beneficiar o tratamento de cerca de 80 doenças em diferentes estágios e faixas etárias. Além disso, o doador ideal (irmão compatível) só está disponível em cerca de 25% das famílias brasileiras.  Em 75% dos casos, é necessário identificar um doador alternativo a partir dos registros de doadores voluntários, bancos públicos de sangue de cordão umbilical ou familiares parcialmente compatíveis (haploidênticos).

 

Para aumentar a probabilidade de êxito na localização, é fundamental manter os dados cadastrais atualizados no Registro Nacional de Voluntários de Medula Óssea (Redome). O voluntário à doação irá assinar um termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE), e preencher uma ficha com informações pessoais. Será retirada uma pequena quantidade de sangue (10ml) do candidato a doador.

 

O sangue será analisado por exame de histocompatibilidade (HLA) - um teste de laboratório para identificar suas características genéticas -,  que vão ser cruzadas com os dados de pacientes que necessitam de transplantes, para determinar a compatibilidade. Quando houver um paciente com possível compatibilidade, o doador será consultado para decidir quanto à doação. Por este motivo, é necessário manter os dados sempre atualizados.

 

Para se tornar um doador de medula óssea, é necessário ter entre 18 e 55 anos de idade, estar em bom estado geral de saúde, não ter doença infecciosa ou incapacitante, não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico.

 

No Rio de Janeiro, os locais que realizam o procedimento são o Núcleo de Hemoterapia do Hospital Universitário Pedro Ernesto (UERJ), na Rua Boulevard 28 de setembro, 109, Vila Isabel, de segunda a sexta, das 8h às 15h (contato: 021-2868-8134 / e-mail: medulaosseauerj@gmail.com) e o Banco de Sangue do Instituto Nacional De Câncer José Alencar Gomes Da Silva, na Praça Cruz Vermelha 23, 2º Andar, Centro, de segunda a sexta, das 7h30 ás 14h30, e sábado, das 8h às 12h (contato: 021-3207-1580 / e-mail: servicodehemoterapia@inca.gov.br).

 

Notícias mais lidasnotícias mais lidas


Mensagem da diretoria aos colaboradores da Feam: agradecimento pelo empenho e conquistas de 2020 29 de Dezembro de 2020/HPB

2020 foi um ano ímpar na nossa história. Mas, é quando nos deparamos com os grandes desafios, que conseguimos mostrar o melhor ...


Janeiro Branco: mês de reflexões, busca pelo equilíbrio e planejamento 07 de Janeiro de 2021/HPB

O Janeiro Branco tem o propósito de convidar a população a discutir a importância do cuidado com a saúde mental, e...


Covid-19: Quase 500 pessoas já passaram pela tenda de pré-atendimento montada pela Feam 14 de Janeiro de 2021/HPB

A tenda montada pela Fundação Eletronuclear de Assistência Médica (Feam) no estacionamento do Hospital de Praia Brava tem...

Marcação de Consultas Marcação de Consultas Fale Conosco Fale Conosco