• hpb Hospital de Praia Brava
  • cmm Centro Médico de Mambucaba
  • amir Ambulatório Médico de Itaorna
  • cmri Centro Médico das Radiações Ionizantes
example Banner

Notícias

voltar a notícias

Feam oferece 30 testes gratuitos de HIV

01 de Dezembro de 2020/HPB

Para fortalecer as medidas de prevenção à Aids, que faz parte da campanha “Dezembro Vermelho”, a Fundação Eletronuclear de Assistência Médica (Feam) disponibilizará gratuitamente 30 testes de HIV, que serão realizados nos dias 7 e 14 desse mês, às 14 horas, no Ambulatório do Hospital de Praia Brava (HPB). O agendamento, que respeitará a ordem de chegada dos pedidos, começará no próximo dia 4 de dezembro, pelo telefone (24) 3362 1272, ou por mensagem para o whatsapp (24) 99829 3762.  As consultas, para apresentação dos resultados, serão marcadas para os dias 21 e 28/12, com o clínico José Carlos Frank.  

 

Diagnóstico do HIV

Conhecer o quanto antes a sorologia positiva para o HIV aumenta muito a expectativa de vida de uma pessoa que vive com o vírus. Quem se testa com regularidade, busca tratamento no tempo certo e segue as recomendações da equipe de saúde ganha muito em qualidade de vida. Além disso, as mães que vivem com HIV têm 99% de chance de terem filhos sem o HIV se seguirem o tratamento recomendado durante o pré-natal, parto e pós-parto.

 

Por isso, se você passou por uma situação de risco, como ter feito sexo desprotegido ou compartilhado seringas, faça o teste anti-HIV. O diagnóstico da infecção pelo HIV é feito a partir da coleta de sangue ou por fluido oral. No Brasil, temos os exames laboratoriais e os testes rápidos, que detectam os anticorpos contra o HIV em cerca de 30 minutos. Esses testes são realizados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), nas unidades da rede pública e nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA).

 

Em todos os casos, a infecção pelo HIV pode ser detectada em, pelo menos, 30 dias a contar da situação de risco. Isso porque o exame (o laboratorial ou o teste rápido) busca por anticorpos contra o HIV no material coletado. Esse período é chamado de janela imunológica.

 

Sintomas e fases da Aids

Os primeiros sintomas são muito parecidos com os de uma gripe, como febre e mal-estar. Por isso, a maioria dos casos passa despercebida. A baixa imunidade permite o aparecimento de doenças oportunistas, que recebem esse nome por se aproveitarem da fraqueza do organismo. Com isso, atinge-se o estágio mais avançado da doença, a Aids.

 

Quem chega a essa fase, por não saber da sua infecção ou não seguir o tratamento indicado pela equipe de saúde, pode sofrer de hepatites virais, tuberculose, pneumonia, toxoplasmose e alguns tipos de câncer.

 

 

 

 

 

Notícias mais lidasnotícias mais lidas


Janeiro Branco 23 de Janeiro de 2024/HPB

Aproveite o primeiro mês do ano para  pensar em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de ex...


Marcação de Consultas Marcação de Consultas Fale Conosco Fale Conosco