• hpb Hospital de Praia Brava
  • cmm Centro Médico de Mambucaba
  • amir Ambulatório Médico de Itaorna
  • cmri Centro Médico das Radiações Ionizantes
example Banner

Notícias

voltar a notícias

Doe sangue! Salve vidas!

25 de Novembro de 2020/HPB

Doar sangue é uma maneira de colaborar com a saúde do município, já que as cirurgias dependem dos bancos de sangue dos hospitais. Além de Angra dos Reis, o Hemonúcleo Costa Verde fornece sangue para Paraty, Mangaratiba e Rio Claro. Uma única doação pode salvar até quatro vidas.

A Fundação Eletronuclear de Assistência Médica (Feam) está colaborando para a conscientização da população angrense com a produção  de 20 cartazes e 200 folders, que estão sendo distribuídos nesta semana, dedicada ao doador de sangue, além de incentivar seus colaboradores a fazerem a doação.  É fundamental  manter o estoque de sangue da instituição em dia, já que a unidade é responsável pelo atendimento aos acidentados do trecho Paraty- Angra dos Reis, na BR-101, além de realizar mais de mil cirurgias todos os anos.

 

Condições

É preciso que o (a) doador (a) esteja bem de saúde, pese mais de 50 quilos, tenha entre 16 e 69 anos (menor de idade só acompanhado do responsável legal), não esteja grávida ou amamentando. Não é necessário estar em jejum, mas é preciso evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem à doação.

 

Agendamento

O agendamento pode ser feito pelo telefone (24) 3369-6133 ou pelo e-mail (hemoncv@angra.rj.gov.br). O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e das 13h30 às 16h30. O Hemonúcleo da Costa Verde fica na Rua Japoranga, 1.700, Japuíba (última entrada do Hospital Geral Municipal da Japuíba).

 

Etapas

1 – O candidato à doação de sangue deverá comparecer ao Hemonúcleo Costa Verde portando um documento de identidade com foto.

2 – Será realizada uma triagem clínica, onde serão verificados: pressão arterial, temperatura, dosagem de hemoglobina e verificação de peso. O candidato também passará por uma entrevista individual e sigilosa para verificar se a doação pode ser feita naquele momento.

3 – Caso a doação possa ser feita, o candidato é encaminhado para a coleta do sangue. A doação é feita através de punção com agulha em uma veia do braço, com material estéril, descartável e padronizado, o que permite a coleta do sangue no tempo e quantidade adequados, além de assegurar que não haverá contaminação do doador. O volume máximo de sangue colhido é de 450 ml, em um tempo médio de 7 a 10 minutos.

 

Notícias mais lidasnotícias mais lidas


AGOSTO DOURADO - Mês do Aleitamento Materno no Brasil 01 de Agosto de 2023/HPB

O mês de agosto é conhecido como Agosto Dourado por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação – a cor d...


Janeiro Branco 23 de Janeiro de 2024/HPB

Aproveite o primeiro mês do ano para  pensar em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de ex...


Marcação de Consultas Marcação de Consultas Fale Conosco Fale Conosco