• hpb Hospital de Praia Brava
  • cmm Centro Médico de Mambucaba
  • amir Ambulatório Médico de Itaorna
  • cmri Centro Médico das Radiações Ionizantes
example Banner

Notícias

voltar a notícias

Fique atento com o diabetes

12 de Novembro de 2020/HPB

Hoje, no Brasil, entre 5% e 10% da população vive com diabetes. É fácil ouvir que você tem diabetes? Não. Entretanto, se você tiver informação de qualidade e aprender o que precisa para o seu dia a dia com a doença, pode ter uma vida longa, feliz e saudável. É normal que a cabeça gire, com muitas perguntas, medo e ansiedade. Mas quem está bem orientado consegue substituir o medo pela precaução!

O gerenciamento adequado da taxa de glicemia reduz drasticamente o risco de desenvolver uma complicação. O diabetes é uma doença cercada de mitos, mas, na verdade, quem tem o problema pode levar uma vida normal. Entretanto, se não houver acompanhamento, as altas taxas de glicose no sangue podem favorecer algumas complicações.

Quando a pessoa tem diabetes, o organismo não fabrica insulina e não consegue utilizar a glicose adequadamente. O nível de glicose no sangue fica alto -  a famosa hiperglicemia. Se esse quadro permanecer por longos períodos, poderá haver danos em órgãos, vasos sanguíneos e nervos.

Segundo a médica endocrinologista da Feam, Maria Paula Pillar, “os pacientes que não controlam de maneira adequada a sua glicemia tem maior risco de sofrer acidente vascular cerebral (AVC ou derrame) e infarto do miocárdio (IAM)”.

O diabetes também pode trazer danos aos rins, afetando sua capacidade de filtragem; nos pés, pode causar formigamento e dor (que pode aparecer em forma de ardência ou de picadas); além de aumentar em 40% a chance de desenvolver glaucoma, que é a pressão elevada nos olhos.

 

Como evitar?

 

A primeira medida é o controle da glicose. Um controle bem rígido pode reverter o quadro ou pelo menos impedir que ele evolua para uma doença renal terminal. A pressão arterial também deve ser acompanhada, porque o descontrole pode acelerar o progresso da doença.

Perder peso, comer menos sal, evitar álcool e fazer exercícios regulares estão entre as indicações para fazer esse controle. Em caso de sintomas característicos, como sede, aumento da diurese, dor nas pernas, alterações visuais, fraqueza e perda de peso repentina, procure um médico.

Um simples exame de sangue pode revelar se você tem diabetes. Com uma gotinha de sangue e três minutos de espera, já é possível saber se há alguma alteração na taxa de glicemia. Caso a alteração seja considerável, será necessária a realização de outros exames mais aprofundados. Cuide-se!

 

Notícias mais lidasnotícias mais lidas


Janeiro Branco 23 de Janeiro de 2024/HPB

Aproveite o primeiro mês do ano para  pensar em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de ex...


Marcação de Consultas Marcação de Consultas Fale Conosco Fale Conosco