• hpb Hospital de Praia Brava
  • cmm Centro Médico de Mambucaba
  • amir Ambulatório Médico de Itaorna
  • cmri Centro Médico das Radiações Ionizantes
example Banner

Notícias

voltar a notícias

Hospital de Praia Brava vacina contra o herpes-zoster

23 de Setembro de 2020/HPB

A Fundação Eletronuclear de Assistência Médica (Feam) alerta para a importância da vacinação contra o herpes-zoster. Essa infecção viral, causada pelo vírus varicela-zoster, é extremamente incapacitante pelas dores intensas que causa na região afetada e pelo possível comprometimento da visão e audição, caso a manifestação da doença ocorra na face.

 

O Hospital de Praia Brava (HPB) tem a vacina disponível para os colaboradores da Eletronuclear com mais de 50 anos e dependentes da mesma faixa etária. A aplicação está sendo feita no ambulatório do HPB, de segunda a sexta, das 8h às 18h. Ela é recomendada inclusive para quem já teve herpes-zoster há mais de 12 meses. O custo da aplicação é coberto de forma quase integral pelo plano de saúde da Real Grandeza. O funcionário paga somente a coparticipação de 10%.

 

O herpes-zoster é provocado quando o vírus da catapora é reativado na fase adulta. A doença atinge o sistema nervoso, especialmente os nervos da face e intercostais, ou seja, entre as costelas. As pessoas mais vulneráveis são as que apresentam comprometimento imunológico. Isso inclui indivíduos com doenças crônicas, como hipertensão e diabetes; câncer; Aids; e os transplantados.

 

Sintomas

 

Os médicos diagnosticam o herpes-zoster quando bolhas típicas da doença aparecem numa faixa da pele. Medicamentos antivirais, se iniciados antes do surgimento dessas erupções, podem aliviar os incômodos. Outros sintomas são formigamento, agulhadas, adormecimento, ardor, coceira, febre e dores intensas localizadas em apenas um lado do corpo. As regiões normalmente mais comprometidas são a torácica e a cervical.

 

Um dos médicos do HPB, que teve herpes-zoster, revela que os problemas causados pela doença o incapacitaram por um mês. “Senti muita dor na região final da coluna torácica, das últimas vértebras dorsais até o abdômen. A partir do sétimo dia, começaram a aparecer lesões cutâneas. Perdi oito quilos por não conseguir me alimentar direito”, afirma.

 

 

Notícias mais lidasnotícias mais lidas


Janeiro Branco 23 de Janeiro de 2024/HPB

Aproveite o primeiro mês do ano para  pensar em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de ex...


Marcação de Consultas Marcação de Consultas Fale Conosco Fale Conosco