• hpb Hospital de Praia Brava
  • cmm Centro Médico de Mambucaba
  • amir Ambulatório Médico de Itaorna
  • cmri Centro Médico das Radiações Ionizantes
example Banner

Notícias

voltar a notícias

HPB: seis meses de um socorro marcante

20 de Agosto de 2020/FEAM

No último dia 11 desse mês, completou seis meses de uma data muito marcante para o Hospital de Praia Brava (HPB) nesse ano de 2020. Toda a equipe de socorristas e da rotina salvaram a vida de cinco vítimas em estado bastante delicado, depois de um sério acidente ocorrido nas proximidades do Observatório Nuclear, entre a Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto e a Vila Residencial de Praia Brava, pouco antes das oito da manhã.

Após os primeiros exames, já haviam sinais de que o estado de saúde das vítimas era grave por conta do sangramento interno e traumas sérios. Portanto, houve a necessidade de se mobilizar todo o hospital para realizar o atendimento de urgência. Três médicos da rotina (um cirurgião, um ortopedista e um anestesista) se juntaram aos seis médicos da emergência que estavam de plantão para dar conta do atendimento.

A supervisora do centro cirúrgico, Tatiana Pires, disse que todos os pacientes corriam risco de vida quando a ambulância os deixou na emergência "Era um cenário de guerra. Tivemos que adiar  algumas cirurgias marcadas no dia para que garantíssemos o socorro necessário ". Enquanto era preparado o centro cirúrgico, ela conta que a equipe de apoio conduzia as vítimas aos exames pré-operatórios.

Da parte da enfermagem, foram envolvidos mais de 30 profissionais neste socorro:  oito enfermeiros, sendo um da emergência e sete da rotina; mais cinco técnicos de enfermagem da emergência e outros sete do ambulatório. Ainda participaram dos atendimentos,  14 técnicos de enfermagem da rotina, que deram o suporte aos procedimentos.

A equipe formada pelo cirurgião Raniere Manjella, pela cirurgiã-geral Katy Silva e pelo anestesista Rafael Teixeira cuidaram de um dos funcionários que estava na parte de trás. Já a equipe formada pelos ortopedistas Antônio Naine e Luiz Antônio Cavalcanti, junto com o anestesista Renato Rosemberg, prestaram o atendimento necessário ao funcionário que estava no carona. Na sequência, as mesmas equipes atenderam os outros dois funcionários que estavam na parte de trás do veículo.

 Segundo o supervisor do pronto-socorro, Jonas Lourenço, “mesmo com todas as demandas provocadas pelo advento da covid-19, esse evento foi o mais impactante do ano dentro do Hospital de Praia Brava”.

 

Os dias seguintes

O funcionário que estava dirigindo foi transferido logo que chegou ao HPB para o Hospital da Unimed de Angra. Posteriormente, foi levado para o Copa Dor, no Rio de Janeiro, recebendo alta dias depois. Os outros quatro ficaram mais alguns dias no HPB e depois foram para o Hospital da Unimed de Volta Redonda. Três deles retornaram para casa no fim do mês de fevereiro e um deles, que estava no carona, recebeu alta na primeira quinzena de março.

Recuperação em casa

Depois de receberem alta, os funcionários da Eletronuclear continuaram a recuperação em casa. Um deles conta que as primeiras semanas foram difíceis por causa das dores e pelas lembranças, mas passados seis meses do ocorrido, todos já se encontram bem melhor. Ele revelou que dois deles já voltaram a trabalhar e um está para retornar em breve. “Graças a Deus, isso já está virando passado. A recuperação tem sido boa, tanto minha quanto dos outros”, destacou o  funcionário, completando que os dois que estavam na frente ainda devem demorar um pouco mais para retornar às atividades de rotina.

 

Notícias mais lidasnotícias mais lidas


AGOSTO DOURADO - Mês do Aleitamento Materno no Brasil 01 de Agosto de 2023/HPB

O mês de agosto é conhecido como Agosto Dourado por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação – a cor d...


Janeiro Branco 23 de Janeiro de 2024/HPB

Aproveite o primeiro mês do ano para  pensar em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de ex...


Marcação de Consultas Marcação de Consultas Fale Conosco Fale Conosco