carta
  • hpb Hospital de Praia Brava
  • cmm Centro Médico de Mambucaba
  • amir Ambulatório Médico de Itaorna
  • cmri Centro Médico das Radiações Ionizantes
example Banner

Notícias

voltar a notícias

HPB: seis meses de um socorro marcante

20 de Agosto de 2020/HPB

No último dia 11 desse mês, completou seis meses de uma data muito marcante para o Hospital de Praia Brava (HPB) nesse ano de 2020. Toda a equipe de socorristas e da rotina salvaram a vida de cinco vítimas em estado bastante delicado, depois de um sério acidente ocorrido nas proximidades do Observatório Nuclear, entre a Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto e a Vila Residencial de Praia Brava, pouco antes das oito da manhã.

Após os primeiros exames, já haviam sinais de que o estado de saúde das vítimas era grave por conta do sangramento interno e traumas sérios. Portanto, houve a necessidade de se mobilizar todo o hospital para realizar o atendimento de urgência. Três médicos da rotina (um cirurgião, um ortopedista e um anestesista) se juntaram aos seis médicos da emergência que estavam de plantão para dar conta do atendimento.

A supervisora do centro cirúrgico, Tatiana Pires, disse que todos os pacientes corriam risco de vida quando a ambulância os deixou na emergência "Era um cenário de guerra. Tivemos que adiar  algumas cirurgias marcadas no dia para que garantíssemos o socorro necessário ". Enquanto era preparado o centro cirúrgico, ela conta que a equipe de apoio conduzia as vítimas aos exames pré-operatórios.

Da parte da enfermagem, foram envolvidos mais de 30 profissionais neste socorro:  oito enfermeiros, sendo um da emergência e sete da rotina; mais cinco técnicos de enfermagem da emergência e outros sete do ambulatório. Ainda participaram dos atendimentos,  14 técnicos de enfermagem da rotina, que deram o suporte aos procedimentos.

A equipe formada pelo cirurgião Raniere Manjella, pela cirurgiã-geral Katy Silva e pelo anestesista Rafael Teixeira cuidaram de um dos funcionários que estava na parte de trás. Já a equipe formada pelos ortopedistas Antônio Naine e Luiz Antônio Cavalcanti, junto com o anestesista Renato Rosemberg, prestaram o atendimento necessário ao funcionário que estava no carona. Na sequência, as mesmas equipes atenderam os outros dois funcionários que estavam na parte de trás do veículo.

 Segundo o supervisor do pronto-socorro, Jonas Lourenço, “mesmo com todas as demandas provocadas pelo advento da covid-19, esse evento foi o mais impactante do ano dentro do Hospital de Praia Brava”.

 

Os dias seguintes

O funcionário que estava dirigindo foi transferido logo que chegou ao HPB para o Hospital da Unimed de Angra. Posteriormente, foi levado para o Copa Dor, no Rio de Janeiro, recebendo alta dias depois. Os outros quatro ficaram mais alguns dias no HPB e depois foram para o Hospital da Unimed de Volta Redonda. Três deles retornaram para casa no fim do mês de fevereiro e um deles, que estava no carona, recebeu alta na primeira quinzena de março.

Recuperação em casa

Depois de receberem alta, os funcionários da Eletronuclear continuaram a recuperação em casa. Um deles conta que as primeiras semanas foram difíceis por causa das dores e pelas lembranças, mas passados seis meses do ocorrido, todos já se encontram bem melhor. Ele revelou que dois deles já voltaram a trabalhar e um está para retornar em breve. “Graças a Deus, isso já está virando passado. A recuperação tem sido boa, tanto minha quanto dos outros”, destacou o  funcionário, completando que os dois que estavam na frente ainda devem demorar um pouco mais para retornar às atividades de rotina.

 

Notícias mais lidasnotícias mais lidas


Mensagem da diretoria aos colaboradores da Feam: agradecimento pelo empenho e conquistas de 2020 29 de Dezembro de 2020/HPB

2020 foi um ano ímpar na nossa história. Mas, é quando nos deparamos com os grandes desafios, que conseguimos mostrar o melhor ...


Janeiro Branco: mês de reflexões, busca pelo equilíbrio e planejamento 07 de Janeiro de 2021/HPB

O Janeiro Branco tem o propósito de convidar a população a discutir a importância do cuidado com a saúde mental, e...


Covid-19: Quase 500 pessoas já passaram pela tenda de pré-atendimento montada pela Feam 14 de Janeiro de 2021/HPB

A tenda montada pela Fundação Eletronuclear de Assistência Médica (Feam) no estacionamento do Hospital de Praia Brava tem...

Marcação de Consultas Marcação de Consultas Fale Conosco Fale Conosco