• hpb Hospital de Praia Brava
  • cmm Centro Médico de Mambucaba
  • amir Ambulatório Médico de Itaorna
  • cmri Centro Médico das Radiações Ionizantes
example Banner

Notícias

voltar a notícias

HPB cuida de quem cuida

13 de Agosto de 2020/FEAM

A pandemia provocada pelo coronavírus não só mudou a rotina das pessoas e dos hospitais como jogou luz a uma série de situações pessoais e emocionais que estavam camufladas em meio aos hábitos anteriores à covid-19. Sensibilizada pela demanda extraordinária que foi necessária durante esse período, a direção do Hospital de Praia Brava (HPB) abraçou um projeto que busca dar suporte psicológico aos médicos, gestores da unidade e demais colaboradores, como forma de garantir um entendimento maior sobre como está sendo trabalhado o equilíbrio emocional de quem trabalha pelo bem-estar da população.

 

O gerente de Enfermagem, Glécio Gonçalves, relata que a pandemia abalou os profissionais da saúde principalmente na questão social. “As pessoas ficam com medo de nos encontrar e nós ficamos com medo de encontrar nossos amigos e familiares. Isso fragilizou demais o nosso lado emocional”.

 

Assim, há cerca de um mês nasceu o “Projeto covid-19: cuidando daqueles que cuidam”, quando foi contratada a psicóloga Luiza Helena Neves para ajudar os colaboradores da Feam a entenderem a importância do autoconhecimento e autoanálise, na busca pela preservação da saúde mental. Os encontros estão sendo feitos no auditório do HPB, sempre às terças e quintas, com um grupo reduzido (cinco pessoas) para evitar aglomeração. Alguns temas sensíveis estão sendo levantados como autossabotagem, a honestidade consigo mesmo e com o próximo, a qualidade dos pensamentos, a motivação e o medo.

 

A proposta é atuar em duas frentes: amparar os funcionários da Feam que já tiveram a covid-19, com apoio psicológico, e trabalhar com 40 lideranças do HPB, como gerentes e supervisores, a fim de capacitá-los  para perceberem os momentos de fragilidade de seus comandados. Num primeiro momento foi feita uma espécie de diagnóstico entre os participantes, através de uma Mapa de Autoavaliação Sistêmico (MAAS), para que todos pudessem realizar uma autoavaliação da qualidade de vida. A ideia é estimular os colaboradores a pontuarem de 0 a 10 todos os aspectos que podem garantir a satisfação pessoal: parentes, social, intelectual, emocional, conjugal, saúde, financeiro, espiritual, filhos e profissional.

 

A psicóloga revela que ficou surpresa com a sinceridade dos participantes durante a primeira fase do projeto. “Senti que todos entenderam a necessidade de sempre buscar aperfeiçoamento. Não podemos deixar na mão de outras pessoas. Nós somos os responsáveis pela nossa capacitação”, destacou Luiza. Ela ressalta que é preciso identificar quais os obstáculos que comprometem a evolução pessoal e afirma que muitos dos entraves podem ser dissolvidos  com o autoconhecimento. “A pessoa precisa perceber se é insistente demais, se é vítima o tempo todo ou se é extremamente controladora, para poder traçar metas e equilibrar seu comportamento”, finaliza a responsável pelo projeto.

 

A gerente de Recursos Humanos, Vanessa Dias, revela que o trabalho está sendo muito bem aceito justamente porque a iniciativa veio da área técnica. Os médicos e toda a equipe de enfermagem enxergam ganhos com o suporte oferecido. “Sempre foi difícil implantar um projeto comportamental como esse aqui no HPB. Precisávamos trabalhar nossas fraquezas para atingirmos nossas metas. Tudo está dentro da pessoa”.

 

O diretor técnico da Feam, Adilson Bernardo, confessa que estava reticente quanto à aceitação desse trabalho, mas garante que a receptividade superou as expectativas. “Ficamos com medo de nossos colaboradores acharem que não tínhamos confiança neles. Mas eles entenderam  nosso próposito, que é dar apoio aos que cuidam”, afirma Adilson.

 

Notícias mais lidasnotícias mais lidas


Janeiro Branco 23 de Janeiro de 2024/HPB

Aproveite o primeiro mês do ano para  pensar em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de ex...


Marcação de Consultas Marcação de Consultas Fale Conosco Fale Conosco