• hpb Hospital de Praia Brava
  • cmm Centro Médico de Mambucaba
  • amir Ambulatório Médico de Itaorna
  • cmri Centro Médico das Radiações Ionizantes
example Banner

Notícias

voltar a notícias

Profissionais da Feam participam, em Brasília, do curso de reposta a acidentes com radiação, ministrado por especialistas de Oak Ridge

25 de Junho de 2014/HPB

Um médico e dois enfermeiros da Feam participaram, este mês, em Brasília, do Curso Internacional sobre Resposta Médica em Caso de Acidentes Radiológicos. O curso contou com instrutores do Centro de Assistência a Emergências com Radiações do departamento de energia norte-americano, localizado em Oak Ridge, nos E.U.A, uma das referências mundiais em medicina das radiações.

Ainda fez parte da programação discussões sobre contaminação por materiais radioativos e o tratamento de lesões provocadas por esses agentes. Além dos especialistas da Feam, também participaram das aulas profissionais de saúde dos 12 estados que estão sendo sede da Copa do Mundo.

Durante as aulas foi enfatizado também o tratamento médico de pacientes e a consequente necessidade de reduzir o risco de exposição à radiação e a contaminação por materiais radioativos, combinando aulas expositivas, demonstrações e exercícios, como reforço ao conteúdo programático proposto.

Proteção radiológica para profissionais de reposta médica a emergências; instrumentação nuclear básica; diagnóstico e tratamento de lesões induzidas por radiações ionizantes; tratamento da contaminação interna; triagem médica de indivíduos feridos e contaminados; monitoração de pacientes e demonstrações de descontaminação foram módulos do curso.

Segundo a Diretora-superintendente da Feam, Dra. Teresa Leite, a organização do evento e a oferta de vaga a fundação foram feitas pelo Instituto de Radioproteção e Dosimetria da Comissão Nacional de Energia Nuclear, através da área de Atendimento a Emergência, entendendo a importância da Feam no cenário nacional e internacional de preparo e resposta em saúde. Ainda segundo a diretora – para a fundação foi um grande prazer estar ao lado de especialistas de referência e parceiros no grupo de respostas a emergências radiológicas, da Organização Mundial da Saúde, já que o IRD e o REAC- TS são centros colaboradores e, a Feam, Instituição Associada do REMPAN – finalizou.

Notícias mais lidasnotícias mais lidas


Janeiro Branco 23 de Janeiro de 2024/HPB

Aproveite o primeiro mês do ano para  pensar em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de ex...


Marcação de Consultas Marcação de Consultas Fale Conosco Fale Conosco