• hpb Hospital de Praia Brava
  • cmm Centro Médico de Mambucaba
  • amir Ambulatório Médico de Itaorna
  • cmri Centro Médico das Radiações Ionizantes
example Banner

Notícias

voltar a notícias

Feam completa 15 anos

06 de Fevereiro de 2014/HPB

As comemorações dos 15 anos da Fundação Eletronuclear de Assistência Médica aconteceram na última sexta-feira, 31, em Praia Brava. O dia de festividades iniciou com um culto ecumênico na capela da vila residencial e foi ministrado pelo pastor da igreja presbiteriana do Parque Mambucaba, Djalma Martins dos Santos. A celebração foi acompanhada pelos diretores e gestores da Feam e ainda pelo Assessor da Eletronuclear, Paulo Werneck.

Na parte da tarde, no Cine-teatro de Praia Brava, aconteceu a cerimônia solene que marcou os festejos dos 15 anos.  A Diretora-superintendente da Feam, Dra. Teresa Leite, discursou no início e destacou a evolução da fundação nesse período, lembrando-se do crescimento tecnológico e científico da instituição, que a transformou em referência na prestação de um serviço de assistência à saúde com qualidade e alta complexidade, e também em destaque internacional, quando o assunto é o domínio das ações de atendimento a radioacidentados.

Aos funcionários foram entregues bótons alusivos aos 5, 10 e 15 anos de trabalho na instituição e também totens para os colaboradores que se destacaram no ano de 2013. Um dos momentos emocionantes da cerimônia foi a homenagem póstuma aos funcionários que faleceram nos últimos anos. 

Também durante o evento foi lida a carta do assessor da presidência da Eletronuclear, Wilson Jorge Montalvão, que parabenizou a equipe e lembrou que o trabalho em conjunto que vem sendo pelos profissionais da Feam deixa a todos preparados para enfrentar novas etapas, desse caminho de sucesso, como a construção do novo hospital na vila de Mambucaba. 

Pratas da casa foi o destaque deste ano

A exemplo do que aconteceu nas comemorações dos 10 anos da Feam os funcionários que têm talentos individuais foram convidados a se apresentar. E vários deles atenderam ao convite e abrilhantaram a cerimônia. Houve apresentação de poesia, de balé clássico, teatro, standup de comédia e música. Foi diversão garantida pra quem acompanhou a solenidade.

Além dos funcionários, diretores e gestores da fundação também participaram conselheiros e ex-conselheiros, entre outras autoridades.

Festa no náutico encerrou o dia de comemorações

Já a noite aconteceu a grande festa em comemoração aos 15 anos, no clube Náutico. Quem animou a noite foi a banda Arizona, que tocou grandes clássico internacionais dos anos 70 e 80. Um jantar foi servido aos convidados que dançaram e se divertiram até de madrugada.

As fotos das comemorações podem ser vistas aqui no site no link Galeria Multimídia. A seguir o discurso na íntegra da Diretora-superintendente da Feam, Dra. Teresa Leite.

------------------

BOA TARDE A TODOS OS PRESENTES

A FEAM foi instituída por sua Mantenedora a Eletrobrás Eletronuclear, em 1999.

Tem por Objetivo Estatutário e Finalidade

A Prestação de assistência medica , proteção e preservação da vida humana. Essa assistência deve ser prestada a  comunidade em geral,tendo ainda que prover condições para o desenvolvimento e aprimoramento das atividades hospitalares e formação profissional de seus colaboradores, SENDO PROIBIDO EXERCER  ATIVIDADE DISCRIMINATORIA NA PRESTACAO DE SEUS SERVICOS.

Sua MISSAO é:

Promover ações na área de saúde e em medicina nas radiações ionizantes com ética e qualidade, proporcionando o bem-estar aos trabalhadores da CNAAA e comunidades.

Tendo como VISÃO:

Ser reconhecida como instrumento da inserção regional com ações de saúde e referência nacional e internacional em Medicina das Radiações Ionizantes.

Com VALORES como Ética, Transparência, Acolhimento e Responsabilidade Social.

Para cumprir todas essas premissas a FEAM trabalha um processo continuo de aprimoramento de suas atividades com planos estratégicos anuais, visando ordenar sua gestão do ponto de vista dos Processos, Espaços Físicos e aprimoramento tecnológico.

Participa desde 2003 de programa de qualidade – Controle de Qualidade Hospitalar (CQH) da Associação paulista de Medicina. Esse programa e o norteador de qualidade para nossas atividades, além de Normas e Regulamentos Técnicos relativos a área de saúde. O CQH compara informações qualitativas de hospitais públicos e privados do estado de São Paulo, sendo o Hospital de Praia Brava o único hospital do estado do Rio de Janeiro inscrito nesse programa.

Durante os anos de 2004 – 2005 foram realizadas obras nas instalações da FEAM, prioritariamente no Hospital de Praia Brava, resultando na ampliação da área ambulatorial, de diagnostico laboratorial e de imagem, Centro Cirúrgico, Central de Esterilização de Materiais, Serviço de Pronto Atendimento, quartos privados, enfermarias e repousos para profissionais da área de saúde, além, da ampliação da área administrativa e a implantação de Centro de Estudos e Auditório.

Houve aumento significativo de serviços na área de diagnostico por imagem com a compra de aparelhos de ultrassonografia (2) para realização de ultrassonografias, eco cardiogramas e dopller vascular. Além disso, a frota de veículos foi ampliada com a compra de ambulâncias UTI e carros de serviço.

Seguindo a logica da qualificação dos serviços, mais um Aparelho fixo de Raios X foi adquirido assim como um Arco Cirúrgico, que possibilitou a realização de cirurgia, principalmente as ortopédicas, com mais agilidade e segurança.

Por 2 anos consecutivos (2006 e 2007) a FEAM participou do Prêmio Qualidade Rio (PQRIO) sendo premiada com os Premio Bronze e Prata, respectivamente.

Varias especialidades médicas e exames de diagnostico em Cardiologia foram implantados em parceria com a iniciativa privada.

Em 2009 a área das radiações ionizantes da FEAM, atividade essencial ao funcionamento da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, alcançou reconhecimento internacional ao se tornar Instituição Associada à Organização Mundial da Saúde através do REMPAN (Radiation Emergency Medical Preparedness and Response Network).

Ainda em 2009, por solicitação da Eletronuclear, cumprindo Condicionante do IBAMA, a FEAM implantou o Centro de Informações em Radioepidemiologia que já publicou dois trabalhos científicos, analisando Mortalidade e Anomalias Congênitas em 48 municípios, de três estados brasileiros e comparando com os dados de Angra dos Reis. Demonstrando a segurança da operação de Angra I e II em relação a população circunvizinha a CNAAA. Promoveu o treinamento de Agentes Comunitários de Saúde sobre Efeitos das radiações ionizantes sobre a saúde , para cumprimento , também de Condicionante do IBAMA. Além disso, o centro criou uma biblioteca virtual com títulos na área das radiações ionizantes e saúde, que pode ser acessado por qualquer profissional. Nele são disponibilizados 400 títulos entre artigos, normas e manuais dos organismos de referência como a Comissão nacional de Energia Nuclear (CNEN), Agencia Internacional de Energia Atômica (AIEA), Organização Mundial da Saúde (OMS), etc.

Em 2010 a FEAM produziu e publicou o primeiro manual em língua portuguesa para orientar profissionais de saúde no atendimento a radioacidentados. O manual foi distribuído às universidades e a instituições ligadas a resposta às emergências radiológicas, está disponível para download e será em breve publicado pelo Ministério da Saúde.

A busca de qualidade na área do diagnóstico por imagem teve, em 2010, um avanço importante com implantação do Serviço Tomografia Computadorizada.

Ainda em 2010 a FEAM realizou, com sucesso, uma nova Seleção Publica para Cadastro de Reserva de profissionais das mais diversas áreas.

Em 2013 capacitou 45 profissionais da Forca Nacional do SUS, por solicitação do MS, e por fim, ainda em 2013, a FEAM inaugurou uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com 8 leitos, 3 dos quais para o Sistema Único de saúde (SUS), assinou novo Contrato com o gestor local do SUS e o Hospital de Praia Brava foi reclassificado pela Associação do Hospitais do Estado do Rio de Janeiro (AHERJ), agora para Categoria A.

Ate 2014 participara da formação de profissionais de saúde, do SAMU e da Forca Nacional do SUS, também a pedido do MS, das 12 capitais que sediarão a Copa de 2014. Têm planos e projetos que serão desenvolvidos para melhor a assistência a todos os nossos clientes.

Essas ações ampliaram a oferta de serviços aos nossos clientes:

De 1.000 para mais de 2.000 – Cirurgias

De pouco mais de 1.000 para 3.200 – Internações

De 70.00 para 190.00 exames laboratoriais

De 17.000 exames de RX para mais de 40.000

De 190 USG para mais de 6.500, além de quase 3.000 Eco e dopller vascular dentre outros.

De 9.000 para mais de 20.000 consultas ambulatoriais, só no HPB

DE 57.000 para mais de quase 90.000 atendimentos de urgência e emergência

Mais de 3.500 TM foram realizadas em 2013

Nada disso seria posição sem o apoio incondicional de nossa Mantenedora, do Conselho de Curadores da FEAM e do trabalho incansável de nossos profissionais que acreditam no sonho de se oferecer saúde com qualidade a todos que nos procuram.

Queridos familiares, amigos e companheiros de trabalho. Estes foram anos de muito trabalho e paciência. Para não perder o Foco, lembramos a todo momento de todos aqueles que de alguma forma dependem de nós. Eles são o combustível para que possamos enfrentar muitas adversidades. Motivadores para o nosso caminho. Quero desejar a nos todos um 2014 com muita luz, para que nossos caminhos, retos ou tortuosos, possam ser sempre iluminados e que possamos caminhar em paz e com toda Serenidade necessária.

A todos vocês meus sinceros agradecimentos !!!!

Finalizando lembrar parte de juramentos que conhecemos e que dão as diretrizes de nossas atividades:

RESPEITAR A DIGNIDADE E OS DIREITOS DA PESSOA HUMANA, TRABALHAR COM CONSCIENCIA E FIDELIDADE, GUARDAR OS SEGREDOS QUE NOS FOREM CONFIADOS NO EXERCICIO DA PROFISSAO E GUARDAR OS PRECEITOS DA ÉTICA, LEGALIDADE, MORAL, HOSNETIDADE, CARIDADE, CIENCIA E HONRA.

 

Obrigada !

Notícias mais lidasnotícias mais lidas


Janeiro Branco 23 de Janeiro de 2024/HPB

Aproveite o primeiro mês do ano para  pensar em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de ex...


Marcação de Consultas Marcação de Consultas Fale Conosco Fale Conosco