carta
  • hpb Hospital de Praia Brava
  • cmm Centro Médico de Mambucaba
  • amir Ambulatório Médico de Itaorna
  • cmri Centro Médico das Radiações Ionizantes
  • cira Centro de Informações sobre Radioepidemiologia
  • cmpm Centro Médico do Parque Mambucaba
example Banner

Notícias

voltar a notícias

Ação da Feam no plano de emergência mais uma vez atrai a curiosidade geral

23 de Setembro de 2013/HPB

Nos últimos dias 11 e 12 de setembro a Fundação Eletronucelar de Assistência Médica participou de mais um exercício geral do plano de emergência da Central Nuclear de Angra. Como sempre acontece, a fundação foi a responsável pela simulação do atendimento médico às fictícias vítimas de radiação que, pela primeira vez, foram duas e não uma como nos exercícios anteriores. Os pacientes, um com fratura exposta e contaminado por radiação e outro apenas com contaminação radiológica, foram levadas ao Centro de Medicina das Radiações Ionizantes (Cmri) onde foram atendidos pela equipe de médicos, enfermeiros, bioquímicos e técnicos de enfermagem que fazem parte da equipe da Feam especializada em atendimento a vítimas de radiação.

Segundo a Diretora-superintendente da fundação, que acompanhou de perto os dois dias de exercício, foi um dos melhores desempenhos de toda a equipe. “Estavam todos focados, cumprindo à risca os procedimentos que devem ser adotados nesse tipo de atendimento,” destacou.      

Como sempre acontece, o simulado do atendimento médico durante o exercício atraiu a atenção de autoridades, especialistas médicos internacionais e da imprensa, que acompanhou o passo a passo das ações.

O atendimento terminou com as vítimas sendo removidas de Angra para o Hospital Naval Marcílio Dias, no Rio de Janeiro, no helicóptero da Marinha brasileira.