• hpb Hospital de Praia Brava
  • cmm Centro Médico de Mambucaba
  • amir Ambulatório Médico de Itaorna
  • cmri Centro Médico das Radiações Ionizantes
example Banner

Notícias

voltar a notícias

Fundação Eletronuclear de Assistência Médica treina Força Nacional do SUS

27 de Agosto de 2013/HPB

A Fundação Eletronuclear de Assistência Médica ministrou para a Força Nacional do SUS, em agosto, o Treinamento das Ações da Área de Saúde no Atendimento a Radioacidentados.  O treinamento foi solicitado pelo próprio Ministério da Saúde, visando o preparo dos profissionais médicos dos órgãos oficiais de reposta a emergências, por conta dos grandes eventos que o Brasil sediará nos próximos anos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas.

A Força Nacional do SUS foi criada a partir de um Decreto do Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ter um grupo com profissionais da área de saúde de todos os estados do Brasil trabalhando conjuntamente na prevenção e no atendimento, quando necessário, para dar resposta às grandes emergências. A Força Nacional do SUS atuou, por exemplo, no atendimento às vítimas do incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, no sul do país.  

Cerca de 40 profissionais entre médicos, enfermeiros e bioquímicos de 15 estados brasileiros, entre eles, Bahia, Recife, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso do Sul, Ceará, Brasília, Rio de Janeiro e Pernambuco, participaram do treinamento.

Durante uma semana o grupo discutiu os mais diversos temas relacionados ao assunto como física básica das radiações ionizantes, proteção radiológica, síndrome aguda da radiação e planejamento de resposta. Os profissionais também tiveram aulas práticas de preparação de ambientes e de simulados de atendimento a um radioacidentado e ainda visitaram as instalações da usina nuclear Angra 2.

Segundo a Diretora-superintendente da FEAM, Dra. Teresa Leite, treinar a Força Nacional do SUS é uma importante demonstração do papel cada vez mais relevante que a fundação desempenha no cenário nacional de saúde quando o assunto é atendimento a radioacidentados. “A fundação tem uma equipe composta por mais de 90 profissionais médicos, enfermeiros, técnicos, farmacêuticos e bioquímicos que passam constantemente por treinamento visando à segurança dos trabalhadores da Central Nuclear. Compartilhar este conhecimento com profissionais de saúde de todo o país é algo que nos deixa extremamente satisfeitos,” concluiu.

Veja na galeria multimídia do site, as fotos que resumem os cinco dias de curso realizado pela Feam para a Força Nacional do SUS.

Notícias mais lidasnotícias mais lidas


Janeiro Branco 23 de Janeiro de 2024/HPB

Aproveite o primeiro mês do ano para  pensar em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de ex...


Marcação de Consultas Marcação de Consultas Fale Conosco Fale Conosco