carta
  • hpb Hospital de Praia Brava
  • cmm Centro Médico de Mambucaba
  • amir Ambulatório Médico de Itaorna
  • cmri Centro Médico das Radiações Ionizantes
  • cira Centro de Informações sobre Radioepidemiologia
  • cmpm Centro Médico do Parque Mambucaba
example Banner

Notícias

voltar a notícias

Trabalhos científicos da FEAM são destaque em congresso latino americano sobre radiação ionizante

10 de Maio de 2013/FEAM

Um grupo de médicos da Fundação Eletronuclear de Assistência Médica, especialista em atendimento a radioacidentados, participou em abril, no Rio de Janeiro, do 9º Congresso Latino Americano de Segurança Radiológica e Nuclear. O encontro é considerado pelos especialistas o mais importante da região e reúne profissionais da indústria, pesquisadores e médicos em torno de discussões científicas, cujo principal tema é radioproteção.

A Diretora-superintendente da FEAM, Dra. Teresa Leite, que compôs o grupo da fundação que participou do congresso, foi uma das coordenadoras de mesa e palestrante. No encontro ela fez uma apresentação oral do trabalho: Capacitação de Agentes Comunitários de Saúde em Efeitos das Radiações Ionizantes, desenvolvido por ela e pelas equipes do CIRA (Centro de Informações em Radioepdemiologia) e CMRI (Centro de Medicina das Radiações Ionizantes), ambos unidades da FEAM.

Segundo a diretora, o trabalho apresentado no congresso avaliou o ganho de conhecimento dos 60 agentes treinados pela FEAM. A expectativa é que 420 agentes comunitários passem por esse treinamento que é desenvolvido pelo CIRA. “Treinar os agentes comunitários significa difundir as informações sobre radiações ionizantes entre a população que vive no entorno da Central Nuclear”, esclareceu.

Para os especialistas da América Latina, Dra. Teresa detalhou o trabalho, mostrando como foi sua a metodologia e os seus resultados. “A FEAM a cada ano vem se transformando numa referência mundial em atendimento a radioacidentados, participar de um evento como esse e poder discorrer sobre um trabalho com bases científicas, que nós desenvolvemos, é uma comprovação disso”, salientou.

Ainda segundo a médica, outra certificação disso foi que um segundo trabalho da FEAM, este dizendo respeito à capacitação de médicos para o atendimento a vítimas de radiação ionizante, foi também tema de palestra no congresso. “Este trabalho foi defendido pelo médico Alexandre Maurmo, responsável técnico pelo CMRI e coordenador do curso que atrai a atenção de cientistas do setor, ao redor do mundo”, concluiu.

As médicas Inês da Cunha Seppi e Márcia Coelho, que fazem parte do grupo de especialistas em atendimento a radioacidentados da FEAM, também participaram do congresso. A organização do encontro foi feita pela CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear, IRPA (International Radiation Protection Association), FRALC (Federación de Radiotpotección de América Latina y El Caribe), IAEA (Atoms for Peace) e FORO (Foro Iberoamericano de Organismos Reguladores Radiológicos e Nucleares).

Notícias mais lidasnotícias mais lidas


21 de Julho de 2017/HPB

No dia 31 de maio, aconteceu a cerimônia de posse do novo Diretor Técnico da Feam, Dr. Adilson Bernardo. Na Ocasião, estiveram p...


Emergência Referenciada 25 de Julho de 2017/HPB

Marcação de Consultas Marcação de Consultas Fale Conosco Fale Conosco