carta
  • hpb Hospital de Praia Brava
  • cmm Centro Médico de Mambucaba
  • amir Ambulatório Médico de Itaorna
  • cmri Centro Médico das Radiações Ionizantes
example Banner

Notícias

voltar a notícias

Trabalhos científicos da FEAM são destaque em congresso latino americano sobre radiação ionizante

10 de Maio de 2013/FEAM

Um grupo de médicos da Fundação Eletronuclear de Assistência Médica, especialista em atendimento a radioacidentados, participou em abril, no Rio de Janeiro, do 9º Congresso Latino Americano de Segurança Radiológica e Nuclear. O encontro é considerado pelos especialistas o mais importante da região e reúne profissionais da indústria, pesquisadores e médicos em torno de discussões científicas, cujo principal tema é radioproteção.

A Diretora-superintendente da FEAM, Dra. Teresa Leite, que compôs o grupo da fundação que participou do congresso, foi uma das coordenadoras de mesa e palestrante. No encontro ela fez uma apresentação oral do trabalho: Capacitação de Agentes Comunitários de Saúde em Efeitos das Radiações Ionizantes, desenvolvido por ela e pelas equipes do CIRA (Centro de Informações em Radioepdemiologia) e CMRI (Centro de Medicina das Radiações Ionizantes), ambos unidades da FEAM.

Segundo a diretora, o trabalho apresentado no congresso avaliou o ganho de conhecimento dos 60 agentes treinados pela FEAM. A expectativa é que 420 agentes comunitários passem por esse treinamento que é desenvolvido pelo CIRA. “Treinar os agentes comunitários significa difundir as informações sobre radiações ionizantes entre a população que vive no entorno da Central Nuclear”, esclareceu.

Para os especialistas da América Latina, Dra. Teresa detalhou o trabalho, mostrando como foi sua a metodologia e os seus resultados. “A FEAM a cada ano vem se transformando numa referência mundial em atendimento a radioacidentados, participar de um evento como esse e poder discorrer sobre um trabalho com bases científicas, que nós desenvolvemos, é uma comprovação disso”, salientou.

Ainda segundo a médica, outra certificação disso foi que um segundo trabalho da FEAM, este dizendo respeito à capacitação de médicos para o atendimento a vítimas de radiação ionizante, foi também tema de palestra no congresso. “Este trabalho foi defendido pelo médico Alexandre Maurmo, responsável técnico pelo CMRI e coordenador do curso que atrai a atenção de cientistas do setor, ao redor do mundo”, concluiu.

As médicas Inês da Cunha Seppi e Márcia Coelho, que fazem parte do grupo de especialistas em atendimento a radioacidentados da FEAM, também participaram do congresso. A organização do encontro foi feita pela CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear, IRPA (International Radiation Protection Association), FRALC (Federación de Radiotpotección de América Latina y El Caribe), IAEA (Atoms for Peace) e FORO (Foro Iberoamericano de Organismos Reguladores Radiológicos e Nucleares).

Notícias mais lidasnotícias mais lidas


Vacina contra a covid-19: cadastro para idosos nas unidades de saúde 08 de Fevereiro de 2021/HPB

Angra dos Reis tem cerca de 203 mil moradores, mas apenas 68 mil estão cadastrados nas unidades de saúde dos bairros. Para aumentar es...


Feam recebe candidatos que participarão da fase final do processo seletivo para Pessoas Com Deficiência 11 de Fevereiro de 2021/HPB

A gestora de Recursos Humanos da Feam, Vanessa Dias, está coordenando o processo seletivo destinado à contratação de Pes...


Escala de visitação aos pacientes internados no Hospital de Praia Brava 22 de Fevereiro de 2021/HPB

Sinal verde para as visitas no Hospital de Praia Brava: a partir de hoje (22/02), passa a vigorar a nova escala de visitação aos pacie...

Marcação de Consultas Marcação de Consultas Fale Conosco Fale Conosco